Mapa Madalena-01.jpg

O “Pequeno Sertão” era o nome vulgarmente chamado onde fora construída a Comunidade Santa Maria Madalena, que limitava-se entre as ruas Pe. Bartolomeu de Gusmão, depois da rua 24 de Outubro até o Rio dos Sinos. Entre eles havia um valão que para chegar na igreja tinha que atravessar a ponte de madeira, hoje atual avenida Engenheiro Irineu Carvalho de Braga. A rua Pe. Bartolomeu de Gusmão era de pedras em paralelepípedo até a altura do atual Mercado AC (Cota), após Pequeno Sertão vinha o chão batido com terra onde residiam as famílias dos chacareiros.
Destacavam-se no bairro as casas, barracões, árvores e os banhados de plantações, predominantemente arroz. O encanamento de esgoto e a rede elétrica vieram para esta região somente em meados da década de 70, onde poucas famílias tiveram acesso. Os terrenos doados para a construção da Igreja localizava-se na estrada de terra, ainda alguns metros para dentro, hoje localizado na rua Bartolomeu de Gusmão, no 2090.

Atualmente o “Pequeno Sertão” é chamado somente de Fátima ou de Vila Madalena (como alguns membros da comunidade costumam chamar) e tem seus limites entre a avenida Engenheiro Irineu Carvalho de
Braga (frente), a rodovia federal 448 (fundos), a empresa de tratamento de água (divisa com o bairro Mato Grande) e a rua Augusto Pestana (divisa com o loteamento Prata). Também abrange a Morada Cidadã, localizada na rua Braulino Pansera e os alguns moradores da rua Bartolomeu de Gusmão e travessas acima da avenida Irineu Carvalho de Braga.

O ambiente é predominante de casas, prédios, comércios, transportadoras e algumas chácaras, próximos a rodovia federal. A Vila Madalena é um pedaço do bairro Fátima em grande desenvolvimento, muitas casas em construção, ruas sendo asfaltadas, etc. Um grande progresso foi a comunidade local receber no ano de 2014 uma linha de ônibus da empresa SOGAL, com o nome: Machadinho x Morada Cidadã, que passa pela Morada Cidadã, Chácaras e em frente a Igreja Santa Maria Madalena.