A Igreja chama de "Pastoral, Movimento ou Serviço" o cuidado para com todas as realidades a que ela é chamada a evangelizar em nome de Cristo, Bom Pastor. As pessoas enviadas por Cristo para continuar a sua obra assumem a tarefa pastoral em comunhão com toda a Igreja e para o bem de todo o rebanho. Ao engajar-se numa missão, os desafios da vida comunitária se farão sentir. Por isso, a passagem para uma nova forma de pertença a Cristo exigirá do agente uma contate atitude de conversão. Ele é chamado a ser mais do que meramente católico, é convidado a descobrir a "alegria de ser Igreja". Os ministérios são serviços confiados pela Igreja aos fiéis que assumem com responsabilidade a missão de evangelizar. É portanto, uma tarefa destinada a realizar no seio da comunidade, pelo serviço a Cristo e aos irmãos.

PASTORAL DO DÍZIMO

Coordenador: Sérgio Rossato

A pastoral do Dízimo é um compromisso de fé, pois está relacionado com a experiência de Deus e manifesta a pertença à Igreja. O dizimo em nossa comunidade foi implantado já no passado com o chamado "Centéssimo", e retornou em 2016 com um novo modelo da Arquidiocese de Porto Alegre. Atualmente é composto por vinte e cinco contribuintes, tendo suas celebrações no segundo sábado de cada mês.

O QUE É DÍZIMO?

• Manifestação da fé em Deus e de comunhão com a Igreja e sua missão de levar Jesus Cristo a todas as pessoas.

• Contribuição por meio da qual cada católico assume responsavelmente o sustento de sua paróquia.

PARA QUE SERVE O DÍZIMO?

• Manifestar senso de pertença à Igreja.

• Promover a missão evangelizadora.

• Contribuir com a manutenção da estrutura e do patrimônio da comunidade.

• Adquirir materiais para a catequese, liturgia e pastorais.

• Sustentar a formação de discípulos de Jesus.

• Apoiar o cuidado aos pobres e a promoção humana.

• Promover o sustento dos padres.

• Partilhar recursos entre as paróquias e as dioceses com dificuldades financeiras.

COM QUANTO CONTRIBUIR?

• A Igreja Católica não estabelece um valor predefinido.

• Cada um colabora de acordo com suas condições e consciente das necessidades de sua comunidade.

• Quanto maior for a participação, melhor será a evangelização da comunidade.

QUANDO,  ONDE E COMO?

• Todos os meses na celebração do segundo sábado.

• Na procissão do dízimo, junto ao ofertório da comunidade.

ORAÇÃO DO DIZIMO

Pai Santo, contemplando Jesus Cristo, vosso Filho bem amado que se entregou por nós na cruz, e tocado pelo amor que o Espírito Santo derrama em nós, manifesto, com esta contribuição, minha pertença à Igreja, solidário com sua missão e com os mais necessitados. De todo coração, ó Pai, contribuo com o que posso: recebei, ó Senhor. Amém.

images.jpg
cup-1389673__340.png