top of page

Sacramentos: Confirmação

  • Foto do escritor: Igreja Santa Maria Madalena
    Igreja Santa Maria Madalena
  • 10 de fev.
  • 3 min de leitura

Fonte: YouCat Brasil


Com o Sacramento da Confirmação (Crisma), o cristão estás bem preparado para a vida. Na Confirmação nos é prometido o Espírito Santo de Deus o que significa: Deus quer estar conosco, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Porém, a Confirmação não é automática. Recebê-la implica tomar uma decisão pessoal. Quando fomos batizado, provavelmente os nossos pais decidiram por ti. No Crisma, é a nossa vez!

ree

O que acontece na confirmação?

A Confirmação é o sacramento no qual é derramado o Espírito Santo. O Espírito Santo quer que te tornes santo! É o seu poder que o recipiente do sacramento recebe.


A palavra “confirmação” provém do latim “firmare” e significa “fortalecer”, mas também “confirmar”. No Ato dos Apóstolos, lemos que o Espírito Santo se revelou no Pentecostes, aparecendo na forma de línguas de fogo, numa rajada de vento, permitindo aos seguidores de Jesus falar línguas.

  • As línguas de fogo significam: Espalhar e defender a fé destemidamente e professar o nome de Cristo, bem como nunca ter vergonha da cruz.

  • A rajada de vento sopra em certa direção sem que seja possível dizer como e de onde veio. O Espírito Santo trabalha da mesma maneira: Conduz e guia o Cristão para onde Deus o quer.

  • Falar línguas: Através do Espírito Santo, todas as pessoas são capazes de falar um idioma comum – a linguagem do amor. Através do amor, conseguem compreender-se, independentemente da nacionalidade, cor da pele ou cores políticas. O Espírito Santo fá-lo acontecer. Onde ele está, há um lar e solidariedade.


Quem pode receber e administrar a confirmação?

Normalmente, o bispo administra a confirmação enquanto sucessor dos apóstolos. Quando isto não seja possível, um padre pode também administrar o sacramento. Tal requer a autorização do bispo diocesano.


E quem pode ser confirmado? O candidato tem de ser batizado, declarar a vontade de se crismar, e tem de ter recebido de antemão o sacramento da reconciliação. Em regra, o rito da confirmação decorre durante a Santa Missa. Depois da homilia, o bispo pede aos confirmandos que renunciem ao mal, dizendo “Eu renuncio” e que declarem a sua fé pelo triplo “Sim, creio!” Em contraste com o batismo, o qual a maioria recebeu em criança, os candidatos a crismados podem agora declarar conscientemente o seu “Sim” a Deus.


Depois da renovação da promessa batismal, o bispo ou o seu representante estende as suas mãos sobre o candidato e reza pela vinda do Espírito Santo e das Suas graças. Depois coloca a mão direita sobre o cada recipiente individualmente e desenha uma cruz na sua testa com o crisma, um óleo de unção consagrado. O recém-confirmado recebe por isso um selo que nada nem ninguém pode apagar. Durante a unção, o bispo diz: “(Nome...) Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus.” Durante a confirmação, o padrinho encontra-se atrás do crismando, com a sua mão direita sobre o ombro direito deste como sinal de que o acompanhará na sua jornada de fé, e que será para ele um modelo a seguir.


Os santos – os nossos companheiros durante a vida

Alguns países têm uma tradição muito bonita: Os candidatos escolhem um santo como seu patrono para estar ao seu lado enquanto amigo e protetor nas suas vidas.


E o que são santos? A igreja canoniza algumas pessoas após as suas mortes para recomendá-las aos fiéis enquanto modelos a seguir. Os santos são pessoas perfeitamente normais. Eles tiveram os seus desejos e sonhos, tal como nós. E no entanto destacaram-se de entre a multidão porque colocaram o seu amor a Deus e aos outros sobre tudo o resto, e viveram as suas vidas em conformidade. O que é fantástico é que a missão dos santos começa na terra e continua no céu. Eles não são inúteis no céu: rezam por nós, são poderosos intercessores junto de Deus, e ajudam-nos a gerir as nossas vidas quando lhes pedimos ajuda. De Santa Teresa do Menino Jesus recordamos a sua frase: “Passarei o meu céu a fazer o bem na terra.”


Quer sejas crismado ou não, escolhe um santo cuja vida te inspire. Existem muitos padres santos, religiosos, mártires, pais e mães de família, mas também crianças e jovens santos. O testemunho dos santos pode ajudar-te a conheceres-te melhor, descobrires os teus talentos, e usá-los para propagar o reino de Deus. Um santo pode ajudar-te a superares-te e a amar como Deus ama, pois é essa a tua vocação na terra.

Comentários


Igreja Santa Maria Madalena

51 99765.0197 - WhatsApp

igrejamariamadalena@gmail.com

Bartolomeu de Gusmão, nº 2090.

Vila Madalena - Fátima, Canoas/ RS - CEP: 92200-700

  • Grey YouTube Icon
  • /MadalenaCanoas

@2023 by Brightside Church. Proudly created with wix.com

Intenções, Orações e Contato

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page