Liturgia: 5ªFeira da 30ª Semana do TC - Ímpar
- Igreja Santa Maria Madalena

- 30 de out.
- 3 min de leitura
5ªFeira da 30ª Semana do Tempo Comum
30 de outubro - Cor litúrgica: Verde 🟢
Motivação: Irmãos e irmãs, nesta Liturgia, somos exortados a nos revestir da armadura do Espírito Santo, para que possamos alcançar nossa própria salvação e nos empenhar na missão que recebemos em nosso Batismo.
Oração: Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e, para merecermos alcançar o que prometeis, fazei-nos amar o que ordenais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
1ª Leitura: Ef 6,10-20
Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que, no dia mau, possais resistir e permanecer firmes em tudo.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios
Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor, e no domínio de sua força, revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo. De pé, portanto! Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o Evangelho da paz. Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus. Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos. Orai também por mim, para que a palavra seja colocada em minha boca para anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, do qual sou embaixador acorrentado. Possa eu, como é minha obrigação, proclamá-lo com toda a ousadia. Palavra do Senhor.
Salmo: Sl 143(144),1.2.9-10 (R. 1a)
R. Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
1. Bendito seja o Senhor, meu rochedo, † que adestrou minhas mãos para a luta, * e os meus dedos treinou para a guerra! R.
2. Ele é meu amor, meu refúgio, * libertador, fortaleza e abrigo; É meu escudo: é nele que espero, * ele submete as nações a meus pés. R.
3. Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, * nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis * e salvais vosso servo Davi. R.
Aclamação:
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo! R.
Evangelho: Lc 13,22-30
Virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas Naquele tempo: Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: 'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Jesus respondeu: 'Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: 'Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: 'Não sei de onde sois.' 26Então começareis a dizer: 'Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!' Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.' Palavra da Salvação.








Comentários