Liturgia: 2 de janeiro (antes da Epifania) - Natal
- Igreja Santa Maria Madalena

- 2 de jan.
- 3 min de leitura
2 de janeiro (antes da Epifania) - Tempo do Natal
2 de janeiro - Cor litúrgica: Branco ⚪
Santos do Dia: São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja (Memória)
Motivação: Feliz Natal! Irmãos, neste segundo dia do ano, ainda no Tempo do Natal, nos reunimos com alegria para celebrar a memória de São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno. Renovemos nossa fé no Verbo Encarnado, reconhecendo nele o sentido de nossas vidas.
Oração do dia: Nós vos pedimos, Senhor, iluminai benigno os vossos fiéis e acendei seus corações com o esplendor da vossa glória, para reconhecerem sempre seu Salvador e a ele aderirem fielmente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Oração do Santo: Ó Deus, que vos dignastes iluminar vossa Igreja com o exemplo e a doutrina dos Santos bispos Basílio e Gregório, concedei, nós vos pedimos, que aprendamos humildemente vossa verdade e a pratiquemos com fidelidade e amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
1ª Leitura: 1Jo 2,22-28
Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio.
Leitura da Primeira Carta de São João
Caríssimos, quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, também não possui o Pai. Quem confessa o Filho, possui também o Pai. Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda. Palavra do Senhor.
Salmo: 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R.3a)
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo* alcançaram-lhe a vitória. R.
2. O Senhor fez conhecer a salvação,* e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel* pela casa de Israel. R.
3. Os confins do universo contemplaram* a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,* alegrai-vos e exultai! R.
Aclamação:
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia
Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho. R.
Evangelho: Jo 1,19-28
No meio de vós está o que vem após mim.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: "Quem és tu?" João confessou e não negou. Confessou: "Eu não sou o Messias". Eles perguntaram: "Quem és, então? És tu Elias?" João respondeu: "Não sou". Eles perguntaram: "És o Profeta?" Ele respondeu: "Não". Perguntaram então: "Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?" João declarou: "Eu sou a voz que grita no deserto: 'Aplainai o caminho do Senhor' - conforme disse o profeta Isaías". Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e perguntaram: "Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?" João respondeu: "Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias". Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando. Palavra da Salvação.










Comentários